terça-feira, 28 de dezembro de 2010

O Xerife de Alkali


Este é Buck Jones, xerife de Alkali, aqui um tanto descuidado já que apanhado numa armadilha montada por tratantes da pior espécie.
Em Portugal, fruto da legislação que recomendava a utilização de nomes portugueses, foi também conhecido por Lúcio, o Xerife, nome pelo qual foram publicadas as suas aventuras na fase inicial no Condor Popular e no Ciclone,
De acordo com a Mania dos Quadradinhos:

Nos Estados Unidos foi popularizado pela Master Comics, editado pela Fawcett, pela Popular Comics, da Dell e desenhado, em grande parte, por Ralph Carlson. No Reino Unido surgiu na Cowboy Picture Library, em grande parte desenhada por Eric Parker (1898-1974).
Carlson (1907-2002), natural de Minneapolis, começou por trabalhar como ilustrador em Nova Iorque e só começou a desenhar comics em 1940, actividade que desenvolveu até 1942, quando entrou para o exército dos Estados Unidos durante a II Guerra Mundial. Após a guerra voltou a desenhar histórias aos quadradinhos para Fawcett Publications, concebendo novas histórias e revistas, entre as quais se conta a Rocky Lane Comics. Tendo aderido ao Partido Comunista ainda nos anos 30, foi intimado pelo Comité de Actividades Anti-Americanas a testemunhar acerca da sua participação naquela organização. Recusando-se a colaborar, acabou por ser preso e por abandonar a actividade, regressando à sua cidade natal para dar aulas de desenho.
Havia razões de sobra para Lúcio, o xerife entusiasmar os leitores portugueses e conto trazer-vos mais alguns testemunhos da sua capacidade e valentia. Apreciem, entretanto, como salva a formosa menina da manada de gado que vem raivosa na sua direcção. Isto não está ao alcance de todos.


Sem comentários:

Enviar um comentário