domingo, 26 de dezembro de 2010

"Lasso" Bill


Edgar Caygill é um dos pseudónimos de um dos autores portugueses mais produtivos: Roussada Pinto. As suas novelas são, em geral, muito curtas, aproximando-se mais do conceito de conto e foram tantos os que publicou no Mundo de Aventuras...
A sua escrita é bastante fluída e tem uma capacidade enorme para a criação de cenas de acção prontas a serem utilizadas como texto para BD. Aliás, este autor foi um grande colaborador de Vitor Peon na fase de iniciação deste como criador de BD e, em particular, do famoso Tomahawk Tom. Ler um texto de Edgar Caygill é quase estar a ler um livro de BD ilustrado por aquele tal é a coerência da sua forma de expressão.
Sobre este texto nada a dizer a não ser "está lá tudo": o pistoleiro ultra rápido, as cavalgadas, o encontro com os índios, o uso da estrela de xerife e o frente a frente com os bandidos que em Caygill muitas vezes são mexicanos. Aliás, apesar do lúdico das suas novelas, sabe-se que este autor, que também usou o pseudónimo Ross Pynn, não primava pelo rigor.
A capa, assinada por Bosch Penalva, reflecte uma cena em que o nosso herói, como lhe chama o autor, de costas, dispara sobre um bando de rufias mexicanos.

Ficha do livro
Colecção Oeste, nº 14
Título: "Lasso" Bill
Autor: Edgar Caygill
Tradutor: não aplicável
Capa: Bosch Penalva
Páginas: 99
Ano:1962
Editora:IBIS


Sem comentários:

Enviar um comentário