segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Pistoleiros em acção


"Setembro é o mês do ano mais agradável na fronteira. Do lado de Utah a água corre cantando com a sua voz cristalina por entre as pedras brilhantes do fundo dos riachos, enquanto que, pelo lado do Arizona, os oásis isolados se veem povoados de bosques de pinheiros, abetos e carvalhos, servindo de abrigo aos meloros e gralhas, assim como também aos esquilos e outros animais que saltam de ramo em ramo" - descreve Meadow Castle.
É neste ambiente que se manifesta o conflito entre ganadeiros e vaqueiros, por um lado, e os mórmons, tradicionais criadores de ovelhas. Alguns destes fizeram acesso a métodos menos recomendáveis para substituir uns animais por outros.
Esta novela de Meadow Castle tem um conteúdo muito interessante, apesar de, por vezes, se perder em infindáveis duelos de tiros e punhos. O autor parece entretanto um pouco mais comedido do que nas primeiras obras.
Neste livro de 1981, data de publicação em Portugal, detecta-se já a desfiguração das colecções da APR. A colecção Arizona não perdeu o seu logo, mas a colocação do título do livro já não ocorre no local onde era inicialmente. Os velhos autores da Bruguera voltaram na sequência da falência da IBIS, alguns em catadupa como se pode detectar na listagem de títulos da Búfalo.
Ficha do livro
Colecção Arizona nº 265
Título: Pistoleiros em acção
Autor: Meadow Castle
Capa: autor desconhecido
Tradução: Carlos S. Robalo
Páginas: 128
Ano: 1981
Editora: APR

Sem comentários:

Enviar um comentário